A morte não diz quando vem


“Quanto ao dia e a hora, ninguém o sabe nem mesmo os anjos do céu, nem sequer o Filho de Deus. Somente o Pai o sabe” (Mt 24,36 e Mc 13,32).


 

Hoje eu fui surpreendida com a notícia do falecimento da mãe de uma amiga. Descobri pelo Orkut, quando a irmã desta amiga postava a notícia. Fiquei sem saber o que dizer. Meu coração encheu-se de tristeza, afinal, elas são minhas amigas de infância. Sempre frequentei a casa e sua mãe sempre foi muito gentil.

Liguei de onde estou - já que moro em outra cidade - para dar-lhes os pêsames. Mas qualquer palavra agora é difícil de sufragar a dor do outro. A mãe morreu da noite pro dia. Descobriu ontem um câncer e nem chegou a amanhecer. 58 anos apenas.

Pedi à minha mãe que fosse vê-las e dar-lhes o abraço que agora não consigo dar. Contudo, decide-me rezar por eles, também pela alma desta querida que agora vai ao encontro do Pai prestar contas de tudo. Espero que as minhas orações possa ajudá-las de alguma forma.


Este ato mostra aquilo que custamos a compreender: não sabemos nem o dia, nem hora em que o Senhor nos chamará. Só o Pai sabe. A morte vem como um ladrão. Chega "do nada". Não manda recado, scrap, SMS, não twitta, não liga, nem manda sinal de fumaça. Ela vem e pronto. Eu mesma posso morrer depois deste recado. Quem garante que não?



Portanto, meus irmãos, aprendamos enquanto há tempo. Lembremos que a nossa vida tem que ser, diariamente, revista diante de Deus. Só Ele sabe o número de fios de cabelos em nossas cabeças. Só Ele sabe quando vamos partir. Melhor que seja uma partida Nele. Aprendamos com a morte,  a ver que HOJE o Senhor nos deu mais uma chance para nos convertermos, mudarmos de vida, tornarmo-nos melhores, fiéis e cristãos dedicados, pais zelosos, filhos respeitosos, profissionais idôneos. Aprendamos com São Francisco de Assis,que dizia:


“Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa, a morte corporal, da qual nenhum homem pode escapar. Ai daqueles que morrerem em pecado mortal: bem-aventurados os que ela encontrar na tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes farpa mal. Louvai e bendizei ao meu Senhor e rendei-lhe graças e servi-o com grande humildade.”


Não vai adiantar nada chorarmos depois que partirmos. A hora de chorarmos os nossos pecados, rogando a Deus perdão, é agora.

___________________________



Deixo aqui uma Novena pelos Defuntos, bem como as 15 Orações de Santa Brígida. Ajudar as almas do purgatório é de grande valia, (e infelizmente nos esquecemos que o Purgatório existe!) além de um ato nobilíssimo!



Nossa Senhora da Boa morte, rogai por nós, agora e na hora de nossa morte. Amém.


Retirado do Regina Apostolorum

Santo do Dia - Santo Elói ou Elígio

Bispo, escultor, modelista, marceneiro e ourives, Elói ou Elígio foi um artista e religioso completo. Nasceu na cidade de Chaptelat, perto de Limoges, em 588, na França. Seus pais, de origem franco-italiana, eram modestos camponeses cristãos com princípios rígidos de honestidade e lealdade, transmitidos com eficiência ao filho. Com sabedoria e muito sacrifício, fizeram questão que ele estudasse, pois sua única herança seria uma profissão.

Assim foi que, na juventude, Elói ingressou na escola de ourives de Limoges, a mais conceituada da Europa da época e respeitada ainda hoje. Ao se formar mestre da profissão, já era afamado pela competência, integridade e honestidade. Tinha alma de monge e de artista, fugia dos gastos com jogos e diversões. tudo dispendia com os pobres. Levava uma vida austera e de oração meditativa, ganhando o apelido de "o Monge". Conta-se que sua fama chegou à Corte e aos ouvidos do rei Clotário II, em Paris. Ele decidiu contratar Elói para fazer um trono de ouro e lhe deu a quantidade do metal que julgava ser suficiente. Mas, com aquela quantidade, Elói fez dois tronos e entregou ambos ao rei. Admirado com a honestidade do artista, ele o convidou para ser guardião e administrador do tesouro real. Assim, foi residir na Corte, em Paris. 

Santo do Dia - Santo André

Entre os Doze apóstolos de Cristo, André foi o primeiro a ser seu discípulo. Além de ser apontado por eles próprios como o "número dois", depois, somente, de Pedro. Na lista dos apóstolos, pela ordem está entre os quatro primeiros. Morava em Cafarnaum, era discípulo de João Batista, filho de Jonas de Betsaida, irmão de Simão-Pedro e ambos eram pescadores no mar da Galiléia.


Foi levado por João Batista à verde planície de Jericó, juntamente com João Evangelista, para conhecer Jesus. Ele passava. E o visionário profeta indicou-o e disse a célebre frase: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo". André, então, começou a segui-lo.

A seguir, André levou o irmão Simão-Pedro a conhecer Jesus, afirmando: "Encontramos o Messias". Assim, tornou-se, também, o primeiro dos apóstolos a recrutar novos discípulos para o Senhor. Aparece no episódio da multiplicação dos pães: depois da resposta de Filipe, André indica a Jesus um jovem que possuía os únicos alimentos ali presentes: cinco pães e dois peixes.

Toca de Assis,caminho da Santidade servindo aos mais necessitados!!

Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Bento XVI e o uso de preservativos: meios de comunicação teimam em propagar o erro?

Jorge Ferraz
Sou surpreendido por uma matéria do Gazeta Online que tem o seguinte singelo título: “Vaticano: todos podem usar preservativos para evitar HIV”. A chamada: “Usar preservativos é um mal menor que transmitir o vírus HIV para um parceiro sexual – mesmo que isso signifique que uma mulher evitou uma possível gravidez, disse o Vaticano”. Manchetes análogas podem ser encontradas mundo afora. Como é possível tão universal desinformação?
Recapitulemos. O Papa disse ser possível haver alguns casos em que “a utilização do preservativo [por um garoto de programa] possa ser um primeiro passo para a moralização”. O Papa não disse nem mesmo que estes “podem” usá-los! Daí me vem um jornal dizer que “todos podem usar preservativos”, e ainda afirma ser isto “segundo o Vaticano”?
O Papa não falou sobre o que os garotos de programa podem ou não fazer. Apenas constatou um fato: o prostituto que usa preservativos impõe, de algum modo, limites à sexualidade desregrada. Como o Taiguara escreveu na lista “Tradição Católica”:
O que entendi é que, no caso da prostituta que utiliza camisinha, a significação real do uso da camisinha é completamente diversa do “sexo livre” apregoado: o uso da camisinha pela prostituta tem para ela a finalidade de evitar o contágio da doença venérea ao parceiro; para isso, ela mesma se impõe um limite (que ela pensa ser um limite válido, pois acredita que a camisinha realmente barra o contágio) e, desta feita, o próprio condom, símbolo da liberação sexual, ganha no caso concreto a conotação de um limite, contraria o próprio sexo livre.
Isto não é uma autorização para se usar preservativos. A proposição “garotos de programa podem usar preservativos” simplesmente não se encontra no texto do Papa – este é um fato objetivo contra o qual é impossível tergiversar. De onde tirou então o jornal que “todos podem usar preservativos”?
O impressionante fenômeno só revela uma gigantesca contradição dos inimigos da Igreja. Se, por um lado, postulam que Ela deva ser ostracizada e banida da vida pública das sociedades civilizadas, por outro lado saúdam com ânimo e júbilo esta – alegada! – “mudança de posição” da Igreja sobre os preservativos. Aliás, desejam tanto que a Igreja “mude” de opinião que passam a projetar isso na maneira como fazem jornalismo, por meio de um wishful thinking tão forçado, mas tão forçado, que se transforma em falsificação intelectual pura e simples.

Hoje Inicia a Festa da Padroeira 2010 em Olho D´agua do Borges

Hoje se inicia mais uma Festa em honra da nossa QUERIDA MÃEZINHA que em nossa comunidade é venerada pelo titulo de NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO.

A primeira Noite é da Prefeitura,Comunidades Rurais e Apostolado da Oração

PARTIR DAS 19 HORAS VAI TER A  SANTA MISSA E HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS LOGO APÓS O ENCERRAMENTO DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA!!!

E iremos conta com a presença do Nosso Bispo DOM MARIANO MANZANA,e o mesmo ira CELEBRAR a Santa Missa!!!(Já que missa é celebrada e não presidida, é o verdadeiro sacrifico de Jesus e não mera encenação!)

Então convidamos a todos a participar da Festa de Nossa Senhora da Conceição 2010!!

FIQUEM COM DEUS E COM A NOSSA QUERIDA MÃEZINHA A VIRGEM MARIA!!!

Santo do Dia - São Saturnino de Toulouse

De origem grega, são Saturnino é uma das devoções mais populares na França e na Espanha. A confirmação de sua vida emergiu junto com a descoberta de importantes escritos do cristianismo produzidos entre os anos 430 e 450. Conhecidos como a "Paixão de Saturnino", trouxeram dados enriquecedores sobre a primitiva Igreja de Cristo na Gália, futura França. 


Esses documentos apontam Saturnino como primeiro bispo de Toulouse nos anos 250, sob o consulado de Décio. Era uma época em que a Igreja, naquela região, contava com poucas comunidades cristãs. Estava desorganizada desde 177, com o grande massacre dos mártires de Lyon. O número de fiéis diminuía sempre mais, enquanto nos dos templos pagãos as filas para prestar sacrifícios aos deuses parecia aumentar. 

Comentário da Mensagem de 25/11/10




Comentário de Pe.Eugênio Maria, FMDJ, sobre a Mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz, em Medjugorje, no dia 25/11/10:

“Queridos filhos, olho-vos e vejo em vosso coração, a morte sem esperança, a inquietação e a fome. Não tendes oração e nem confiança em Deus, por isso o Altíssimo me permite trazer-vos esperança e alegria. Abri-vos. Abri o vosso coração para a misericórdia de Deus, e Ele vos dará tudo o que vós precisais e encherá os vossos corações com a paz, porque Ele é a vossa paz e a vossa esperança. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado"






CEB,S : Heresias, sacrilégios e apostasias.

É comum em paroquias com formação baseada na maldita teologia da libertação a fundação de varias comunidades que são chamadas de CEB,S( comunidade eclesial de base), neste artigo vamos falar das atrocidades que acontecem nestas comunidades, espero que estas denuncias edifique a Igreja, por que realidades como estas que irei narrar são heresias, sacrilégios e até apostasias na Casa de Deus.
Em territórios de paroquias tradicionais que conservam os valores da Igreja, normalmente se vê varias capelas, estas são criadas para que as pessoas de um povoado distante da Igreja Matrix se reúna para rezar o terço, meditar a paixão de Cristo e celebrar a palavra de Deus. Nas paroquias revolucionarias da teologia da libertação estas capelas são chamadas de comunidades e a finalidade destas CEB,S são de promover ações sociais revolucionarias para auxiliar os menos favorecidos, quando digo ações revolucionarias, falo de marxismo, ou seja, de métodos de protestos que levam a sociedade a se dividir em classes(ricos e pobres) e brigarem entre si. O que mais irrita é que estes “cristãos católicos” que coordenam as comunidades usam da casa de Deus e dos mistérios mais sublimes da fé para espalhar a fumaça de Satanás na Igreja e no mundo. É ai que entram as heresias, sacrilégios e apostasias.

Santo do Dia - São Tiago das Marcas

Nasceu em Monteprandone, na província de Ascoli Piceni, região de Le Marche ou das Marcas, Itália, no ano de 1394. Seu nome de batismo era Domingos Gangali. Órfão ainda criança, foi educado pelo tio, que o conduziu sabiamente no seguimento de Cristo. Estudou em Perugia, onde se diplomou em direito civil junto com o grande João de Capistrano, agora santo.

Decidiu deixar a profissão para ingressar na Ordem dos Franciscanos, onde estudou teologia e ordenou-se sacerdote. Quando vestiu o hábito, tomou o nome de Tiago, que logo foi completado com o "das Marcas", em razão de sua origem. Foi discípulo de outro santo e seu contemporâneo da Ordem, Bernardino de Sena, que se destacava como o maior pregador daquela época, tal qual conhecemos. 

Sirvam a verdade com coragem, diz Papa a jornalistas católicos

"Esta é a função peculiar dos jornais de inspiração católica: anunciar a Boa Nova mediante a narração dos fatos concretos vividos pelas comunidades cristãs e das situações reais em que estão inseridas". Foi o que disse o Papa Bento XVI na audiência com 300 membros da Federação Italiana dos Semanários Católicos, nesta sexta-feira, 26, na Sala Clementina, no Vaticano. 

O Santo Padre destacou que a Igreja, "como uma pequena quantidade de fermento, misturada com a farinha, fermenta toda a massa" faz crescer e amadurecer "o que há de verdadeiro, de bom e de belo" na sociedade. Assim, "vocês têm a tarefa de dar conta dessa presença, que promove e fortifica aquilo que é autenticamente humano e que leva o homem de hoje à mensagem de verdade e de esperança do Senhor Jesus", prosseguiu o Pontífice.

"Vocês são chamados a "servir a verdade com coragem para ajudar a opinião pública a ver e a ler a realidade a partir de um ponto de vista evangélico", destacou o Papa, que complementou: "Trata-se de apresentar as razões da fé, que, enquanto tais, vão além de qualquer visão ideológica e têm pleno direito de cidadania no debate público".

Bento XVI afirmou ainda que da exigência de servir a verdade nasce o constante compromisso dos jornalistas católicos de "dar voz a um ponto de vista que reflita o pensamento católico" em todas as questões éticas e sociais.

"Continuem sendo jornais do povo que buscam favorecer um diálogo autêntico entre os vários componentes sociais, espaço de debate leal entre diferentes opiniões. Assim fazendo, os jornais católicos, ao tempo em que cumprem a importante tarefa de informar, desempenham, também, uma insubstituível função formativa, promovendo uma inteligência evangélica da realidade complexa, bem como a educação de consciências críticas e cristãs", destacou.

O Santo Padre despediu-se dos presentes assegurando sua recordação em sufrágio do primeiro Presidente da Federação Italiana dos Semanários Católicos, Mons. Franco Peradotto – recentemente falecido – que foi também durante muitos anos diretor do semanário católico de Turim "Voz do Povo".

"Confiando a Federação e o seu trabalho à celeste intercessão da Virgem Maria e de São Francisco de Sales, de coração concedo a vocês e a todos os seus colaboradores a Bênção Apostólica", concluiu o Pontífice.


Fonte:http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=279055

Bahia: Profanaçäo das Missas com apoio do Padre (talvez até do Bispo)

Me uno ao Anderson e ao Dilson Kutscher e faço minhas as palavras deles, sobre tamanha aberrações!!!!


25.11.2010 - Nota de www.rainhamaria.com.br - por Dilson Kutscher
Caros Padres e demais religiosos, que autorizam tal profanaçäo mostrada no video abaixo, seja por qualquer razäo, vocês fazem da Casa de Deus, do Templo do Espírito Santo, um lugar profano. Vocës crucificam novamente nosso amado Rei Jesus.
Aqueles que banalizam a Santa Missa e a Liturgia não seguindo os preceitos que a sã doutrina da Igreja propõe estão banalizando o Sacrifício de Jesus Cristo na Cruz.
Essa pequena nota, não é uma forma de preconceito, mas como católico, peço respeito com o Sagrado e a Casa de Deus.
Diz na Sagrada Escritura:
"Seus sacerdotes violam a minha lei, profanam o meu santuário, tratam indiferentemente o sagrado e o profano e não ensinam a distinguir o que é puro do que é impuro". (Ez 22, 26)
Quem defenderá a autêntica Fé Católica? E a Igreja? A salvação das almas? A tradição herdada dos santos doutores e santos papas? A unidade? A obediência à Santa Sé? Ao Papa?
O antigo e hipócrita silêncio do consentimento... ou seria da perda da Fé? Já não acreditam em mais nada, por isso aceitam tudo? Inclusive achando que aberrações são coisas normais? Estão perdidos... confusos... sem rumo... e a CNBB não vai dizer nada? E o Núncio apostólico, também não? E muitos ainda querem através de uma fingida indignação afirmar: “Que apostasia? Não existe apostasia!” Então é o que?Qual o adjetivo que usaremos para caracterizar esses desmandos, esse descalabro? Será que não existe mais no país um eclesiástico fiel à verdadeira Fé Católica (jubilado ou não) que abomine fatos como este que estamos divulgando, e encontre ainda no Vaticano alguém da confiança do Papa, para denunciar profanação como essa?
Pergunto aos senhores: Isto é a Casa de Deus ou um terreiro de candomblé?




Santo do Dia - Santo Virgílio

Foi um dos grandes missionários irlandeses do período medieval e um dos maiores viajantes da importante ilha católica, ao lado dos santos Columbano, Quiliano e Gallo.

Nasceu na primeira década do século VIII e foi batizado com o nome de Fergal, depois traduzido para o latim como Virgilio. Católico, na juventude voltou-se para a vida religiosa, tornou-se monge e, a seguir, abade do Mosteiro de Aghaboe, na Irlanda. Deixou a ilha em peregrinação evangelizadora em 743 e não mais voltou.

Morou algum tempo no reino dos francos, quando o rei era Pepino, o Breve, que lhe pedira para organizar um centro cultural. Mas problemas políticos surgiram na região da Baviera, agregada aos seus domínios. Lá, o duque era Odilon, que pediu a Pepino para enviar Virgilio para a Abadia de São Pedro de Salzburg, atual Áustria. E logo depois Odilon nomeou Virgilio como bispo daquela diocese.

Ocorre que, na época, são Bonifácio, o chamado apóstolo da Alemanha, atuava como representante do papa na região, e caberia a ele essa indicação e não a Odilon. O que o desagradou não foi a escolha de Virgilio, mas o fato de ter sido feita por Odilon. Ambos nutriam entre si uma profunda divergência no campo doutrinal e Virgilio participava do mesmo entendimento de Odilon. Essa situação perdurou até a morte de são Bonifácio, quando, e só então, ele pôde ser consagrado bispo de Salzsburg.

Mas Virgílio era homem de fé fortalecida e de vasta cultura, dominava como poucos as ciências matemáticas, ganhando, mesmo, o apelido de "o Geômetra" em seu tempo. Viveu oito séculos antes de Galileu e Copérnico e já sabia que a Terra era redonda, o que na ocasião e em princípio era uma heresia cristã. Foi para Roma para se justificar com o papa, deixou a ciência de lado e abraçou integralmente o seu apostolado a serviço do Reino de Deus como poucos bispos consagrados o fizeram. Revolucionou a diocese de Salzburg com o seu testemunho e converteu aquele rebanho para a redenção de Cristo, aproveitando-se do interesse político do rei.

Em 755, um ano após a morte de são Bonifácio, Virgílio foi consagrado bispo de Salzburg. Continuou evangelizando a Áustria de norte a sul, inclusive uma parte do norte da Hungria. Fundou e restaurou mosteiros e igrejas, com isso construiu o primeiro catálogo e crônica dos mosteiros beneditinos.

Morreu e foi sepultado na Abadia de Salzburg, Áustria, em 27 de novembro de 784, em meio à forte comoção dos fiéis, que transformaram essa data a de sua tradicional festa. Séculos depois, suas relíquias foram trasladadas para a bela Catedral de Salzburg. Em 1233, foi canonizado, e o dia de sua festa mantido. São Virgílio foi proclamado padroeiro de Salzburg.

Santo do Dia - São Leonardo de Porto Maurício,



Nascido na Ligúria, ingressou na Ordem franciscana e foi pregador popular de grande sucesso, em várias regiões da Itália. Pregava sobre a Paixão de Nosso Senhor com um fervor tal que comovia todos os corações, por mais endurecidos que estivessem. Foi grande propagador da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e incentivou a prática do exercício da Via Sacra. Profetizou, numa carta escrita pouco antes de morrer, a proclamação do dogma da Imaculada Conceição, da qual era defensor apaixonado e intransigente. Quando morreu, tal era a fama de sua virtude que o próprio Papa foi ajoelhar-se diante de seu corpo.

Dom Luiz Eccel renuncia cargo após apoiar Dilma Rousseff


É depois das eleições um  dos Bispos que apoio a Assassina ops Dilma renuncia!

 
Após o Santo Padre, o Papa Bento XVI, ter se manifestado aos Bispos do Norte e Nordeste sobre a importância de orientar seus fiéis sobre a quem votar, bem como instruir sobre os valores que um cristão deve priorizar em um candidato a Chefe do Estado, Dom Luiz Eccel escreveu uma carta aberta, declarando apoio total e irrestrito à presidente eleita, usando, inclusive, a orientação do Santo Padre como suporte para a mesma. 

A carta era realmente um deboche. Entre outras coisas, citava que Dilma era a favor da vida, além de chamá-la de íntegra e honesta. "Esqueceu" de citar que a presidente eleita, de socialista-militante virou socialista-socialite. E sabendo do grande bola-fora que dera (apesar de chamar a vitória da Dilma de "bola-dentro"), termina a carta com a seguinte frase: "Tudo o que você me desejar, eu lhe desejo cem vezes mais. Obrigado." Não dá imprensão de que o Bispo roga uma praguinha no final???

É óbvio que a atitude do Bispo causou enorme alvoroço. Manifestações e carta-abertas também lhe foi destinada. Mas nada foi comentado até então.

Depois de um mês desta zombaria, Dom Luiz conseguiu renunciar o cargo, já que o Santo Padre aceitou seu pedido. Segundo o site da diocese de Caçador, justifica-se a renúncia  dada a oportunidade de o bispo  “cuidar de sua saúde”. Detalhe: ele só tem 58 anos17 a menos do que a idade canônica, na qual todos os bispos são obrigados a pedir renúncia. Em seu lugar, como Administrador Apostólico, foi nomeado Dom João Marchiori, bispo emérito de Lages.

Ah, se todos os Padres e Bispos camuflados da Igreja renunciassem como Dom Luiz Eccel...

Que a Virgem Santíssima continue a rogar a Deus pela vida do Santo Padre, o Papa Bento XVI, dando-lhe força e sabedoria e continue conduzindo a Igreja como o Senhor Jesus deseja que o faça.

_________________

PS: Já que o Excelentíssimo Bispo disse que o que desejarmos a ele voltará cem vezes mais, desejo-lhe boa saúde, melhoras e conversão. =)

PAPA e os presevativos

Muito se tem falado ultimamente sobre o que o Santo Papa Bento XVI falou sobre os preservativos, em post anteriores colocamos algumas explicações, como se até precisa-se somente quem é muito "lula", ops burro, para não entender o que realmente ele quis disser, eu inicialmente fiquei com o que a mídia falava, mas logo resolvi pedir ajuda a quem melhor poderia responder as minhas indagações e mandei um e-mail para o Pe. Paulo Ricardo da Arquidiocese de Cuiaba - Mt, um, se não o melhor Teólogo do Brasil, e como sempre ele faz quando mandamos uma duvida para ele, acredito que não só por causa do meu e-mail, mas vários outros foram enviados com essa duvida, mas muitos outros, e também o fato que essas noticias estão causando a maior “confusão” , o mesmo responde com um post e um podcast e o disponibiliza no seu blog segue o link da postagem dele, baixem a pregação e leiam o post! 
Fiquem com Deus! 
Que Nossa Senhora seja a guia de suas vidas!

Santo do Dia - Santa Catarina de Alexandria

A vida e o martírio de Catarina de Alexandria estão de tal modo mesclados às tradições cristãs que ainda hoje fica difícil separar os acontecimentos reais do imaginário de seus devotos, espalhados pelo mundo todo. Muito venerada, o seu nome tornou-se uma escolha comum no batismo, e em sua honra muitas igrejas, capelas e localidades são dedicadas, no Oriente e no Ocidente. O Brasil homenageou-a com o estado de Santa Catarina, cuja opulação a festeja como sua celestial padroeira. 

Alguns textos escritos entre os séculos VI e X , que se reportam aos acontecimentos do ano 305, tornaram pública a empolgante figura feminina de Catarina. Descrita como uma jovem de dezoito anos, cristã, de rara beleza, era filha do rei Costus, de Alexandria, onde vivia no Egito. Muito culta, dispunha de vastos conhecimentos teológicos e humanísticos. Com desenvoltura, modéstia e didática, discutia filosofia, política e religião com os grandes mestres, o que não era nada comum a uma mulher e jovem naquela época. E fazia isso em público, por isso era respeitada pelos súditos da Corte que seria sua por direito. 

Papa explica que Cristo é centro de toda espiritualidade verdadeira


O Papa Bento XVI dedicou a Catequese desta quarta-feira, 24, a Santa Catarina de Sena, que viveu em um período conturbado da história da Igreja e da Europa, durante o século XIV.

O centro da religiosidade da santa italiana foi proposto pelo Pontífice como modelo a ser imitado pelos fiéis.


"O centro vital da religiosidade de Catarina e de toda a espiritualidade verdadeira é o cristocentrismo. Cristo é para ela como o esposo, com quem há uma relação íntima, de comunhão e de fidelidade; é o bem amado acima de todos os outros bens".

Acesse
.: Catequese de Bento XVI sobre Santa Catarina de Sena


"Mesmo nos momentos de maior dificuldade, o Senhor não cessa de abençoar o seu Povo, suscitando Santos e Santas que inspiram as mentes e os corações, levando à conversão e à renovação. Catarina é uma dessas e ainda hoje fala-nos e estimula-nos a caminhar com coragem rumo à santidade, para sermos cada vez mais plenamente discípulos do Senhor", complementou.


Programação Religiosa da Festa de Nossa Senhora da Conceição 2010


TEMA: Com Nossa Senhora: queremos viver a alegria de sermos discípulos Missionários para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA:

29/11/2010 – Segunda-feira
NOITE DA PREFEITURA/COMUNIDADES RURAIS E APOSTOLADO DA ORAÇÃO
19:00 hs – Missa de abertura e hasteamento das bandeiras.
Tema: Viver e comunicar a vida nova em Cristo a nossos povos.
Pregador: Bispo Diocesano – Dom Mariano Manzana
Resp.: Prefeito/ Primeira Dama/ Vice-Prefeita/ Francisca Dias/ Lícia.

30/11/2010 – Terça-Feira
NOITE DA CAERN/CORREIOS/POLICIA MILITAR E PASTORAL DO TERÇO
19:00 hs – Missa
Tema: A missão dos discípulos a serviço da vida plena.
Pregador: Pe. Domingos
Resp.: Zé de Egidio/ Maria Antonia/ Sarg. Rondes/ Augusto/ Zé Aroldo

01/12/2010 – Quarta-Feira
NOITE DA SECRETARIA DE SAÚDE/ SEC. INFRA-ESTRUTURA E PASTORAL DA PESSOA IDOSA
19:00 hs  - Novena
Tema: Devemos lutar pelo o bem estar das pessoas idosas.
Pregadora: Augusta(coord. da pastoral da pessoa idosa da dioc. de Mossoró.
Resp. Jadete/ Dilberto/ Raquel/ Fátima/ Ana

02/12/2010 – Quinta-feira
NOITE DOS SINDICATOS RURAIS/ COMERCIANTES/ PASTORAL DA CRIANÇA
19:00 HS
Tema: A comunhão dos Discípulos Missionários na Igreja.
Pregador: Pe. Marcondes
Resp.: Aurinete/ Janitaria/Adriana/Lânia Sales/Maria Helena Araújo/Iraci

03/12/2010 – Sexta – Feira
NOITE DAS SECRETARIAS: ASSISTÊNCIA SOCIAL E EDUCAÇÃO E PASTORAL DO DÍZIMO
19:00 hs – Novena
Tema: Dizimo: Gesto de gratidão a Deus
Pregador: Nelinho – Obra de Maria
Resp.: Laedna/ Maria Alexandre/ Toinha Leite/ Mazinha/ Ritinha Barros/ Neta Barros

04/12/2010 – Sábado
NOITE DOS MOTOCICLISTAS/FILHOS AUSENTES/ SEVRETARIA DA AGRICULTUTA E LEGIÃO DE MARIA
19:00 hs – Novena
Tema: Reino de Deus, justiça social e caridade Cristã
Pregador: Tibério.
Resp.: Quinquinho/ Fifia/ Toinho de Sales/ Sissi/ Tetê/ Rita Leite

05/12/2010 – Domingo
NOITE DAS FAMÍLIAS/ CÂMARA MUNICIPAL
19:00 hs – Missa
Tema: Família: Célula mãe da sociedade.
Pe. João
Resp.: Lubes/ Zé/ Ester/ Bergue/ José Sérgio/ Rosalba de Altemar.

06/12/2010 – Segunda – Feira
NOITE DA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO/JUVENTUDE / COROINHAS/ CATEQUESE E GRUPOS MÃE RAINHA
19:00 hs – Missa
Tema: A juventude e a valorização da vida.
Pregador: pe. Gerônimo
Resp.: Jailma/ Ueldo/ Ronny Kliver/ Ivanildo/ Marcos/ Kelyanne/ Loudes/Nazinha/ Salete e Nenzinha

07/12/2010 – Terça-Feira
NOITE DOS MOTORISTAS / EQUIPE DE LITURGIA
19:00 hs – Missa
Tema: Com Nossa Senhora: queremos nos comprometer para promover e defender a vida.
Pregador: Pe. Possídio
Resp.: Didito/ Charles/ Edson/Neinha/Ercílio/Mazinha/Rita/Terezinha do Carmo/ Maria Helena Leite / Altemar de Rosalba.

08/12/2010 – Quarta-Feira
ENCERRAMENTO
17:00 hs - Procissão de encerramento
18:00 hs – Missa Solene da festa e arreamento das bandeiras
Resp.: Todas as Pastorais.

EVENTOS SOCIAIS
29/11 – Às 21:00 hs Na Praça da Igreja Show Da “A Mais Bela Voz” do pólo Regional. Resp.: Dércio e Paulinho. Logo após festa dançante.
04/12 – Festa dançante
06/12 – sorteio
07/12 – Leilão
OBS.: Todas as noites funcionarão: barracas com bebidas e comidas, jantares Comunitários e Música ao vivo.

Santo do Dia - Santo André Dung-Lac e companheiros

A evangelização do Vietnã começou no século XVI, através de missionários europeus de diversas ordens e congregações religiosas. São quatro séculos de perseguições sangrentas que levaram ao martírio milhares de cristãos massacrados nas montanhas, florestas e em regiões insalubres. Enfim, em todos os lugares onde buscaram refúgio. Foram bispos, sacerdotes e leigos de diversas idades e condições sociais, na maioria pais e mães de família e alguns deles catequistas, seminaristas ou militares. 

Hoje, homenageamos um grupo de cento e dezessete mártires vietnamitas, beatificados no ano jubilar de 1900 pelo papa Leão XIII. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870. Dentre eles muito se destacou o padre dominicano André Dung-Lac, tomado como exemplo maior dessas sementes da Igreja Católica vietnamita. 

Perito vaticano explica postura do Papa sobre preservativos





O Sub-secretário do Pontifício Conselho para a Família, padre Carlos Simón, explicou que "não há nenhuma novidade" na postura do Papa Bento XVI sobre os preservativos, no novo livro-entrevista "Luz do Mundo" do jornalista alemão Peter Seewald, apresentado nesta terça-feira, 23, no Vaticano.

Em entrevista ao jornal espanhol La Razón, padre Simón, médico e sacerdote, recordou que o Santo Padre já explicou na sua viagem à África, em 2009, que a postura da Igreja sobre a luta contra a AIDS se fundamenta na promoção da abstinência e da fidelidade; e destacou que nas declarações do Papa a Seewald "não há nenhuma novidade".

"O Papa disse naquela viagem [à África] que na luta contra a AIDS a estratégia da Igreja era a abstinência, a fidelidade e a camisinha. As duas primeiras são formas de lutar contra a AIDS, como assinala o Papa, no contexto da educação e da não-banalização da sexualidade. Como última via escapatória está o preservativo, nos casos onde as outras duas opções não se puderam desenvolver", explicou.

Do mesmo modo, considerou que "deve-se distinguir quando o Pontífice diz algo de modo coloquial do que quando ele o faz de maneira pedagógica ou em uma expressão de toda sua autoridade, como em uma encíclica. Não há contradição neste assunto".