Dança Liturgica pode?



Inicialmente quero explicar uma coisa, a Cúria Romana (órgão administrativo) é divididas em congregações, como por exemplo a  Congregação para a Doutrina da Fé que era presidida pelo então Cardeal Joseph Alois Ratzinger atual PAPA Bento XVI, hoje a mesma é presidida pelo Cardeal William Joseph Levada, essas congregações são responsáveis pela administração das várias "partes" da Igreja, explico, a que o amado Cardeal Ratzinger presidia é responsável por difundir a doutrina da Igreja e defender os pontos da tradição católica que possam estar em perigo!

Mas não é sobre essa que quero falar nesse momento isso virar em outra postagem que estou preparando, mas quero falar sobre a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos que é presidida hoje pelo Cardeal Antonio Cañizares Cardeal Llovera, essa congregação tem como função se ocupar de tudo que diz respeito a Sé Apostólica, a cerca da promoção e da regulamentação da liturgia e, em primeiro lugar, dos sacramentos. Promove a ação pastoral litúrgica e tudo que está ligada a preparação e a celebração da Eucaristia, e dos outros sacramentos e dos sacramentais, no que se refere a celebração do domingo e das outras festas do Ano Litúrgico e da Liturgia das Horas, ou seja, tudo que se posso colocar sobre a liturgia da igreja, é essa congregação que manda e desmanda.

Com isso quero dizer que nós leigos ou até mesmos os sacerdotes(padres, bispos) devemos obediência a essas congregações, e quando se trata de liturgia nada melhor que os presidentes dessa ultima congregação para falar isso, seja esse o atual ou um anterior, e este é o caso, no final da postagem colocarei um vídeo com uma entrevista com o Cardeal Francis Arinze - encontrei o Vídeo no blog Eurico Zine - , que presidia a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos e o foi perguntado sobre a dança na celebração da Santa Missa, bem vejamos a resposta dele, segue abaixo alguma das frases dele :

"Não deveríamos falar sobre dança litúrgica de jeito algum, porque a dança (...) não é parte do culto."

"(...) o africano se moverá para a direita e para a esquerda. Não é uma dança. É um movimento gracioso para mostrar alegria e oferta."

"Mas não vamos à Missa para divertirmos. Não vamos à Missa admirar pessoas; e aplaudí-las e dizer: "de novo! de novo! maravilhoso!excelente!" Isso é adequado para um auditório, para um teatro."

"As passoas que estão discutindo a dança litúrgica deveriam usar o seu tempo rezando o Rosário (...) ou lendo um dos documentos do Papa sobre a Sagrada Eucaristia".



Agora eu pergunto! E ai o que chamam de forma indevida de dança Litúrgica é permito ou não?

Infelizmente vemos algumas comunidades novas como a Shalom, ou até mesmo alguns MEMBROS  de movimentos como a Renovação Carismática Católica, entre outros ou algumas pastorais da igreja como PJ-PJMP que defende essas danças. Não quero julgar ninguém, mas faço o mesmo convite que o Cardeal fez, em vez que perde tempo querendo ignorantemente convencer a população de que a Dança "Litúrgica" - que de litúrgica não tem nada - é boa, é aceitada pela igreja, vamos gastar esse tempo levando os jovens ao Deus verdadeiro, a Jesus Eucarístico, no lugar de dizer que isso atrai a juventude, e digo como jovem que sou, que em nada me atrai, pelo contrario, as vezes afasta um pouco, não que eu vá sair da igreja por causa disso, não claro que não, nem sou protestante, essas danças cortam todo o sentido da Santa Missa! 


Tentem imaginar isso, o Papa Bento XVI, ou São Cura D'Ars ou São Pe. Pio celebrando com essas danças... difícil neh? Os três tem a verdadeira visão da Santa Missa, São Pe. Pio dizia confirmando a doutrina da Igreja que a Missa é o continuo Sacrifício da Cruz, o próprio calvário, ai pergunto tinha algum cristão dançando enquanto Jesus morria? ele(Pe. Pio) também ensina  como devemos assistir a Santa Missa dizia ele quando foi perguntado como devemos assistir a Santa Missa : "Como assistiram a Santíssima Virgem e as piedosas mulheres. Como assistiu S. João Evangelista ao Sacrifício Eucarístico e ao Sacrifício cruento da Cruz. "! E ai você teria assistido como? Com piedade e contrição, ou dançando!?

Obs1: Mostrei a opinião oficial da Igreja, nada que venha de uma pessoa, ou de um padre ou bispo ou conferencia de Bispos, mas a visão de Roma, do vaticano, e esta deve ser respeita!

Obs2: Note que na epoca do video o Cardeal  Arinze ainda era presidente da congregação, e a visão da mesma não mudou, ou seja, continua inadmissível a dança na LITURGIA, ou seja, não falo de apresentação que como o Cardeal falou podem ser feitas em outro lugar, por mais que ele fale somente em America do Norte para a proibição, mas a que ele classifica como aceitável é só para a África e a Ásia, mas como ele falou NÃO É DANÇA!

Para finalizar coloco uma frase de um doutor da igreja, Santo Agostinho!
"Roma locuta, causa finita"(Roma falou, a causa acabou)!




Romário Kionys de Freitas Dias
Category: ,

1 comentários:

Unknown disse...

Nossa eu pensei que estava doida rss!
Desculpa a expressão mais é assim que me sinto aqui onde moro pois eu não concordo com a missa nesse sentido. O respeito do nosso sacrifício em oferecimento para o cordeiro pede silêncio, mais ate nisso tem barulho...
O livro Santa Missa Mistério da Nossa Fé diz claramente sobre o silêncio.
Gostei muito desse post. Parabéns!!!!!

Postar um comentário