na verdade é Vicarivs Filii Dei ou Vicarius filii Dei???

 É o Papa o anticristo? É a "besta" mencionado em Apocalipse? É o Papa de Roma o enigmático numero 666?

Esta pergunta é muito comum e seitas como a Igreja Adventista do Sétimo Dia (também conhecidos como sabatistas); devido não se sabe por má-fé, preconceito ou por ódio aos católicos; afirmam ser o Papa o real significado do símbolo 666. 


A idéia não nasceu tão agressiva como no caso dos ADS (adventistas), mas teve origem na Reforma Protestante do século XVI que tendia a tornar mais esclarecidas e independentes as pessoas no que se refere ao estudo das Escrituras.

Na verdade, o ódio de alguns para qualquer coisa que cheira a catolicismo, está claramente refletido em sua literatura; por exemplo, a seita que já mencionamos, não hesita em declarar: "... É uma imposição do culto ao papado, isto é, a besta." (O que está por trás da nova ordem mundial? P. 46, IASD). 

Como entendem estas declarações o gentil e humilde leitor? Será que elas têm algo a ver com o amor que Cristo veio para pregar? No entanto, quando os ADS vêm bater nas portas de nossas casas com um sorriso; parece garantir-nos que eles "não são agressivos." 

A pergunta específica é: "Será que o Papa é o anticristo?". Para responder, devemos primeiro esclarecer o "por que" desta seita fazer tal declaração

1 - A origem da idéia

  Os ADS são uma seita fundamentalista, cujo fundador foi William Miller em 1782; mas quando a seita foi dividida por causa das falsas profecias de seu fundador, um desses ramos deu origem ao "Adventismo do Sétimo Dia". 

Vamos ver o que diz a enciclopédia Britânica: 

"Adventista": Miller, William - Fundador da seita chamada Milleritas ou adventistas... Fundou a seita em Fiftsfield (Massachusetts), em 15 fevereiro de 1782. Ele previu o fim do mundo em 1843 e 1844, e após este fracasso, muitos de seus seguidores abandonaram sua doutrina, embora continuassem fieis muitos outros. Suas palestras foram publicadas em 1833, intituladas "evidências das Escrituras e História da Segunda Vinda de Jesus Cristo e seu reinado de mil anos". (Vol. 35, pp. 305). 

Agora vamos ver o que esta mesma fonte nos fala de um ramo do adventismo: 


"O fracasso (do final das falsas previsões do fim do mundo) foi um golpe fatal para a seita, que se subdividiu em vários ramos... Um deles é o "Adventistas do Sétimo Dia...” O "The Church of God” (Igreja de Deus) é apenas um ramo da "Seventeen Day”, motivado por uma suposta revelação da Sra. Ellen G. White..                   (Ibid... Art.Advento, Volume 2, pp. 1054).
2 - ELLEN G. WHITE
A senhora Ellen G. White, foi precisamente a pessoa que inventou que "o Papa é o número 666" e, portanto, o anticristo. 

Mas como chegou a essa conclusão? 

Seu ódio pela Igreja Católica foi à motivação para inventar uma mentira tão bem estruturada, que à primeira vista, parecia ser a verdade e muitas pessoas foram enganadas por este estratagema (até hoje milhares ainda o são). 

Para chegar a essa conclusão, ela disse aos seus ingênuos seguidores que o livro do Apocalipse falava da "besta", e que o mesmo livro sagrado atribuía um número a ela, o 666.
Ela declarou que, como dizem os católicos sobre o Papa: "Vicarious Filii Dei", então dever-se-ia atribuir um valor em algarismos romanos sobre esse título papal. 



E assim chegou à seguinte conclusão: 
V = 5 

I = 1 

C = 100 

A = 0 

R = 0 

I = 1 

U = 5 

S = 0 

Subtotal = 112 

F = 0 


I = 1 

L = 50 

I = 1 

I = 1 

Subtotal = 53 

D = 500 

E = 0 

I = 1 

Subtotal = 501 

           112 

             53 

            501

Total = 666 

Todos aplaudiram esta engenhosidade (muitos acreditaram que era até "inspiração" divina) da Sra. White e a divulgaram por todos os meios:
O titulo do Papa Vicarious Filii Dei contém o número 666 e portanto, é o Anticristo e a besta do Apocalipse".  

No entanto, é uma pena, mas a Sra. White não foi tão brilhante assim. Todo o sistema é total e absolutamente falso. 
4 - Refutação

Com efeito, logo apareceu um padre católico que investigou essa idéia absurda e descobriu a artimanha da Sra. Ellen Gould White. Ele surpreendentemente aplicou o mesmo método ao nome da própria Ellen G. White e encontrou também o 666 bíblico. 

Veja: 

E = 0 

L = 50 

L = 50 

E = 0 

N = 0 

Subtotal = 100 

G = 0 

O = 0 

U = 5 

L = 50 

D = 500 

Subtotal = 555 

V = 5 

V = 5 

H = 0 

I = 1 

T = 0 

E = 0 

Subtotal = 11 

           100 

           555 

             11

Total = 666 
Que ironia! Logo ela, que odiava o Papa e o considerava o anticristo! Agora nós perguntamos: Ela é a "besta" mencionada em Apocalipse? 


Um dos erros mais grotescos da Sra. White estava em afirmar que o nome do Papa era “Vigário Filho de Deus”, quando na verdade é “Vicarious Christi”, ou seja, “Vigário de Cristo” o que é totalmente contrario a afirmação falsa dessa senhora. 

Mas há mais: Ela manipulou os números para provar o 666, por exemplo, quando diz: "Vicarious", o “i-u”, ela acrescentou maliciosamente como sendo 1 + 5, onde quem sabe um pouco de algarismos romanos está ciente de que o valor de “I-U” (IV em romano), é de 4 e 5. 

É por isso que ela sempre sustentou o seu "argumento" verticalmente. Se ele tivesse sido apresentado horizontalmente, teria exposto a sua fraude. 

Vicario filho deus =Vicarius filii dei

15 comentários:

Marcus Hiel Zeon LeLouch disse...

sinceramente eu acho graça em quem procura falar mau de quem nunca falou mal de ninguem. os adventistas, ou pelo menos aqueles que realmente seguem sua fé, n nutrem odio por ninguem. pelo contrario, amam tanto ao proximo q querem compartilhar com eles as boas novas. Primeiramente, a visão adventista nunca foi contra catolicos, espiritas ou pessoas de qualquer denominação, mas sim contra as doutrinas erradas, assim como Deus repudia ao pecado, mas ama ao pecador. Alem disso, toda a humanidade deveria sentir ogeriza a igreja catolica. Essa foi a instituição que mais matou inocentes em toda a historia. A inquisição foi um dos movimentos que devem ser apagados da historia da humanidade. quantos foram mortos? milhões. mais do que hitler matou. Bom lembrar que hitler e mussoline eram catolicos. Mussoline até criou o vaticano e o Papa o apoiou. Foi roma que disse que os negros e os indios eram inferiores, e que por isso mereciam ser escravizados. Se n fosse a igreja catolica n existiria ateismo. o ateismo surgiu pq o povo europeu criou um odio para com deus por causa das atrocidades da igreja. tudo isso vc encontra em qualquer livro de historia.
Agora para concluir, digo que n sou sabio, nem maior do que ninguem. n estudei muito e n pretendo ser o pai na fé de ninguem. para quem estiver realmente interessado por favor acessem o http://novotempo.com/namiradaverdade/ e se informem sobre a verdade sobre a vida de ellen white, que por sinal achei muito engraçado a conversão de W para VV. muito boa.

Danilo Wiener disse...

Ellen White nunca fez tal afirmação absurda.

Mesmo que encontremos este número entre qualquer nome no mundo o maior cálculo a ser feito é com relação a perfeição. Ora se o número 7 na bíblia significa perfeição e plenitude, o 666 significa o nome daquele poder que mais iria ir contra a perfeição em suas doutrinas erradas e iria ensinar seus membros e até mesmo ter "filhas ou seja outras igrejas" praticando em conformidade com suas doutrinas coisas abomináveis a Deus.

Matematicamente seria muito fácil dizer que este ou aquele é o anticristo...mas anticristo está muito além do que um número e por ser um número que está num capítulo onde há informações simbólicas podemos claramente distinguir que o número é simbólico e que ele faz alusão ao poder "besta" que iria se opor contra Deus ensinando doutrinas de homens.

Está muito claro que o "poder" papal é a besta e não o papa, pois é o sistema que fez todas as orrendas coisas do passado e ainda o faz quando prega a mentira abertamente como se fosse a verdade.

Sai dela povo meu para que não sejas participantes dos seus pecados (Apoc. 18:4)...e quem for das filhas "protestantismo apostatado" saia correndo.

Deus abençoe realmente a todos. Amém...

Fernando Henrique disse...

aki gould tem letra u=0 v q é igual a 5 nada ver esse quadro cabuloso ,e besta do apocalipse nem é só o papa mais o vaticano todo Errais por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus
ler apocalipse 17 todo lá fala do vaticano

Unknown disse...

Os Adventistas ensinam que o seiscentos sessenta e seis provem de um tabuleiro de adivinhação usado por reis pagão com a intenção de saber como seria a sorte de seu dia para tomar determinadas atitudes! Procurem se informar direito antes de escrever asneiras, se é que você ja não o sabem e estão do lado do Diabo

Unknown disse...

quem tem sabedoria calcule o numero da besta pois é o numero de um homem , depois do tratado de latrao os papas se tornaram reis do vaticano que é um estado mornaquico ao qual foi dado poder soberano aos papas . em apocalipse fala : cinco ja cairam , um existe e quando esse vier convém que dure pouco . de 1929 para cá já foram sete papas com o atual, e em apocalipse fala que o proximo é o oitavo que se tornará a besta que esta assentada sobre aguas e as setes colinas , qual a cidade das setes colinas (roma) até um cego enxerga quem é a besta

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Estou percebendo que você precisa de aulas sobre valor em algarismos romanos e não os Adventistas!

Unknown disse...

Eu gostei da façanha W = V + V e saliento apoio aos irmãos que desmascaram a maior organização+igreja+estado+criminosa(mafiosa) de todos os tempos e sugiro uma pesquisa moderna sobre os reais motivos da guerra da Iugoslávia.
A Iugoslávia era, nos anos 80, uma das terras favoritas para férias balneares dos europeus. A publicidade iugoslava da época vendia o caráter multireligioso do país como um argumento turístico, pois se podia ver em Mostar e em outras belas cidades as mesquitas e as igrejas lado a lado. Mas o país se afundou numa série de guerras civis que se querem descrever como guerras “étnicas”, quando na verdade se tratam de guerras religiosas. O caso da guerra da Croácia é o mais flagrante. Sérvios e croatas têm a mesma origem étnica e até a mesma língua, o Croata-servo. O mais irônico é que o croata-servo (servo-croata, escrito em caracteres latinos), é hoje a língua oficial dos soldados do exército Iugoslavo que combateu em Kosovo contra a OTAN, depois de ter lutado contra os croatas no início dos anos 90. Mas a religião separa os croatas dos Sérvios: os croatas foram cristianizados por Roma e são católicos. Os sérvios foram cristianizados pelos bizantinos e são ortodoxos. Quando Milosevitch começa a agitar o espectro da “Grande Sérvia”, a Croácia declara a independência. Imediatamente o Vaticano e a R. F. da Alemanha, cujo chanceler se declarava um católico convicto, reconhecem a Croácia católica como estado independente. O Vaticano mandou para todo o mundo anúncios para que os países reconhecessem o novo estado católico. O papa multiplica os apelos, as preces e as missas pela independência da Croácia. Durante esse tempo, o ditador croata, antigo oficial superior do regime comunista e também católico praticante, deu férias para todos os seus funcionários ortodoxos, isto é, sérvios. Depois escolheu como bandeira nacional a antiga insígnia dos Oustachis, que entre 1940 e 44 tinham praticado um genocídio de cerca de 600.000 sérvios. A guerra civil iniciou-se.

Finalmente termina essa guerra, e o papa beatifica o cardeal Stepinac que havia qualificado Ante Palevitc, o ditador Oustachi durante a ocupação de 1940/44, de “Dom de deus”, para a Croácia e o havia apoiado ativamente.
A guerra da Iugoslávia continuou depois na Bósnia, onde os membros dos três grupos religiosos (ortodoxos, muçulmanos e católicos) se enfrentaram em uma série de combates triangulares, tendo a população civil como a principal vítima. Depois a guerra passou para o Kosovo, província agrícola sem interesse estratégico, e todos sabemos o que se passou.
As guerras da Iugoslávia são um caso emblemático da catastrófica intolerância que é típico da cúria romana(entenda Principes-Cardeais e religiosos homossexuais(chegam a ser quase 70%(depois posto as pesquisas e estatísticas).

Caio Rocha de Oliveira disse...

Ellen G. White nunca disse isso, e quem é Ellen Gold Vvhite? rs
O papa é satânico mas por outros motivos :D

Unknown disse...

Esse cálculo adventista está certo, e fim de papo. E pra tentar revidar, vai estudar e tentar conseguir um argumento verdadeiro, porque essa tal de Ellen "Gould" Vvithe eu não conheço. Não sou adventista mas não consegui ver tamanha idiotice e ficar calado.

Unknown disse...

https://adventismoemfoco.wordpress.com/2011/05/18/vicarius-filii-dei-vigario-do-filho-de-deus/

Unknown disse...

Ola, que a paz de JESUS CRISTO, esteja com todos vocês.
Estive estudando sobre apoc. 13 e descobri alguns detalhes:
1º Helen White não pode ser a besta do apocalipse, pois ela é mulher a em apoc 13:18 diz que é um número de homem
2º no mesmo verso diz: Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta. dizer que Helen White não foi inspirada por DEUS, ao calcular o número da besta não é muito inteligente, pois porque antes ou até o momento ninguém conseguiu fazer esse cálculo e só Ela? é pra se pensar. certos mistérios é só DEUS, quem desvenda e com certeza DEUS deu sabedoria a Ela.

Unknown disse...

Ola, que a paz de JESUS CRISTO, esteja com todos vocês.
Estive estudando sobre apoc. 13 e descobri alguns detalhes:
1º Helen White não pode ser a besta do apocalipse, pois ela é mulher a em apoc 13:18 diz que é um número de homem
2º no mesmo verso diz: Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta. dizer que Helen White não foi inspirada por DEUS, ao calcular o número da besta não é muito inteligente, pois porque antes ou até o momento ninguém conseguiu fazer esse cálculo e só Ela? é pra se pensar. certos mistérios é só DEUS, quem desvenda e com certeza DEUS deu sabedoria a Ela.

Unknown disse...

Ter alterado a lei de Deus e o tempo,se intitular substituto de Deus acreditando poder perdoar pecados tb foi coincidência né?

Eduardo Viegas disse...

Porque não buscar intimidade com Deus e pregar o amor? O mundo seria um lugar melhor

Postar um comentário