Papa explica que Cristo é centro de toda espiritualidade verdadeira


O Papa Bento XVI dedicou a Catequese desta quarta-feira, 24, a Santa Catarina de Sena, que viveu em um período conturbado da história da Igreja e da Europa, durante o século XIV.

O centro da religiosidade da santa italiana foi proposto pelo Pontífice como modelo a ser imitado pelos fiéis.


"O centro vital da religiosidade de Catarina e de toda a espiritualidade verdadeira é o cristocentrismo. Cristo é para ela como o esposo, com quem há uma relação íntima, de comunhão e de fidelidade; é o bem amado acima de todos os outros bens".

Acesse
.: Catequese de Bento XVI sobre Santa Catarina de Sena


"Mesmo nos momentos de maior dificuldade, o Senhor não cessa de abençoar o seu Povo, suscitando Santos e Santas que inspiram as mentes e os corações, levando à conversão e à renovação. Catarina é uma dessas e ainda hoje fala-nos e estimula-nos a caminhar com coragem rumo à santidade, para sermos cada vez mais plenamente discípulos do Senhor", complementou.


Sobre um dos episódios místicos da vida da santa, conhecido como a troca de corações - em que Jesus apareceu-lhe em visão e colocou no coração de Catarina o Seu próprio coração -, o Santo Padre recordou:

"Assim como a santa sienesa, todo o crente sente a necessidade de conformar-se com os sentimentos do Coração de Cristo para amar a Deus e o próximo como Cristo mesmo ama. E todos nós podemos deixar-nos transformar o coração e aprender a amar como Cristo, em uma familiaridade com ele nutrida pela oração, meditação da Palavra de Deus e dos Sacramentos, sobretudo recebendo frequentemente e com devoção a santa Comunhão".
Santa Catarina é doutora da Igreja, copadroeira da Europa e padroeira da Itália.


Eucaristia e maternidade espiritual

O Bispo de Roma explicou que Santa Catarina faz parte da fileira de santos eucarísticos.

"A Eucaristia é um dom extraordinário de amor que Deus nos renova continuamente para alimentar o nosso caminho de fé, revigorar a nossa esperança, inflamar a nossa caridade, para tornar-nos sempre mais semelhantes a Ele", afirmou.

Um dos principais apostolados exercidos por Catarina foi o da maternidade espiritual, também hoje um grande benefício para a Igreja, na opinião do Papa, pois ajuda a "alimentar nas almas o pensamento por Deus, fortalece a fé do povo e orienta a vida cristã rumo a picos sempre mais elevados".

Bento XVI também falou sobre o dom das lágrimas - "elas expressam uma sensibilidade profunda e requintada, capacidade de comoção e ternura" - e a reverência de Catarina pelos sacerdotes, apesar de consciente de suas carências humanas - "dispensam, através dos Sacramentos e da Palavra, o poder salvador do Sangue de Cristo".

Por fim, o Papa afirmou:

"De Santa Catarina, portanto, aprendemos a ciência mais sublime: conhecer e amar Jesus Cristo e sua Igreja".


A audiência

O encontro do Bispo de Roma com os cerca de 9 mil fiéis reunidos na Sala Paulo VI aconteceu às 10h30 (em Roma – 7h30 no horário de Brasília).

Na saudação aos fiéis de língua portuguesa, o Papa salientou:

"
Santa Catarina de Sena ensina que a ciência mais sublime consiste em amar Jesus Cristo e a sua Igreja. Segui o exemplo desta santa, amando Jesus com coragem e sinceridade, para assim alcançardes a paz e a alegria que vêm de Deus. Ide em paz!".
Category:

0 comentários:

Postar um comentário