Um pouco sobre Liturgia! Retirei do blog que hoje também sou editor, junto com Igor Ramon(natural de nossa Terrinha) e Samuel Erico , o Per Ecclesiae Unitate !
Celebração com o PAPA |
O arranjo Beneditino recebe esse nome por causa de Sua Santidade o Papa Bento XVI, já que o mesmo tem Celebrado o Santo Sacrifício da Missa com os castiçais e um crucifixo, que fica de frente Para o Sacerdote, sobre o altar (ver foto). O Sucessor de Pedro quando ainda Cardeal em seu livro o Introdução ao Espirito da Liturgia, falava sobre a importância da Celebração, mesmo no Rito de Paulo VI, ser de frente para o Cristo (Versus Deum). Uma Liturgia que se volta somente para o povo fica fechada nela mesma e se torna um circulo fechado, sem horizontes, sem uma meta, que deve ser o Céu. Então com o ornamento como o do Vigário de Cristo, mesmo que o Mistério seja Celebrado Versus Populum (de frente para o povo) também será celebrado Versus Deum, uma vez que o Sacerdote tem de frente pra ele o Crucificado. Na Diocese de Mossoró enquanto eu preparava o altar para o Santo Sacrifício da Missa com o arranjo como o do Santo Padre, o Sacerdote que celebraria aquela Missa questionou se a cruz e as velas a frente não tirariam a visão do povo para a Eucaristia, hoje esse questionamento me faz lembrar Ratzinger que falando sobre o Assunto disse que a Eucaristia não se sente incomodada com a Cruz de Cristo Senhor Nosso, umas vez que a Eucaristia é o Próprio Senhor. E aqui no Per Ecclesiae Unitate incentivamos o uso do arranjo, afim de que o Rito de Paulo VI seja Celebrado com dignidade, em união ao Santo Padre, que os Sacerdotes vivam o Mistério com toda intensidade de suas almas, deixando de ter o povo como centro e passando a colocar o Senhor no Centro como Primogênito entre todas as coisas (Col 1, 15), e que os fiéis adorem a Real Presença do Senhor Nesse Tão Sublime Sacramento do Amor.
Essa forma com a qual Dom Guido Marine, Cerimoniário do Papa, tem ornado o Altar, vem atraindo muitos seguidores em diversas partes do mundo, leigos, Padres e Bispos espalhados em todos os cantos da Terra. Na cidade de Mossoró há cerca de dois anos na capela do Espírito Santo vem sendo usado o arranjo. E no ultimo dia 16 de julho, Festa da Aparição de Nossa Senhora do Carmo, após um dia inteiro de apostolado sobre a Santa Escravidão de Amor a Jesus Senhor através da Sua Mãe Maria Santíssima, houve a Santa Missa de consagração daqueles que vinham se preparando, com arrumação do Altar conforme a do Vigário de Cristo. As formações foram dadas pela Comunidade Mariana Totus Tuus, que também preparou a Celebração Eucarística. O Sacerdote Celebrante foi o Escravo da Jesus em Maria, Padre João Batista, pároco da Paroquia de São Paulo Apóstolo em Mossoró. Normalmente não é essa a arrumação do Altar na Igreja, Dedicada a Nossa Senhora da Conceição, no cotidiano usam-se dois castiçais modesto com detalhes em madeira, mas na mesma havia castiçais de metal na cor dourada e um crucifixo com o mesmo material.
Consagração a Jesus por meio de Maria Capela de Nosso Senhora da Conceição Olho D'água do Borges |
Altar preparado para a consagração antes da Missa |
Então foi com esses que estavam guardados e que há tempos não eram utilizados, que se ornou o Altar para aquela Celebração. Como pode-se ver na fotos abaixo foram quatro castiçais e um Crucifixo ao meio, virado para o celebrante. A saber, usa-se dois castiçais em dias normais, quatro em festas e memórias, seis em solenidades, setes quando o Bispo Ordinário Celebra ou se trata de grandes Solenidades como Páscoa, mas nunca uma única vela ou até mesmo o Círio substituindo-a.
O altar deve ser coberto pelo menos com uma toalha de cor branca. Sobre o altar ou perto dele, dispõem-se, em qualquer celebração, pelo menos dois castiçais com velas acesas, ou quatro ou seis, sobretudo no caso da Missa dominical ou festiva de preceito, e até sete, se for o Bispo diocesano a celebrar. Igualmente, sobre o altar ou perto dele, haja uma cruz, com a imagem de Cristo crucificado. Os castiçais e a cruz ornada com a imagem de Cristo crucificado podem ser levados na procissão de entrada. (Parágrafo 117 da Instrução Geral do Missal Romano
Altar preparado para a consagração Capela de Nosso Senhora da Conceição Olho D'água do Borges |
Nós do Per Ecclesiae Unitate reforçamos o apoio a Sua Santidade o Papa Bento XVI, Que mesmo cansado e atacado por todos os lados inclusive de dentro da Igreja, consiga mostrar o que é melhor para a sua Igreja. Alguns “liturgistas” zombam do seu Pastor, dizem nem se vê mais o Papa nas Missas por ter tantas velas na frente, não entendem que ao contrario dos “Fábios de Melo” o Sucessor de Pedro sabe que o centro do Sacerdócio é Cristo e deve ser ele o Centro da Missão, sobretudo Litúrgica. Esse arranjo não quer trazer uma nostalgia e uma memória do passado, mas ao certo o que se encontra no desejo do Santo Padre em tomar decisões como essa e como a de dar a Comunhão na Língua, é de que se deixem de lado os abuso contra a Eucaristia, que se lembre que onde vemos e sentimos gosto de pão e vinho aí está Cristo Humilde em Seu Corpo e Sangue para remir Nossos pecados, nossa culpa que nos trouxe tão grande Salvador. Adoremos a Cristo mais e mais no Santíssimo Sacramento do Altar, e peçamos por vocações Sacerdotais Santas, que queiram diminuir para que Cristo apareça, e que Façam sem hesitar a Vontade do Santo Padre, que é a mesma de Cristo.
Consagração a Jesus por meio de Maria Capela de Nosso Senhora da Conceição Olho D'água do Borges |
San Pio X, Ora por Nobis.
San Padre Pio, Ora por Nobis.
Mater Santissimum Sacramentum, Ora por nobis.
SOUSA, Antônio Samuel Érico de. O Arranjo Beneditino. In: <http://perecclesiaeunitate.blogspot.com/>12.10.2010
0 comentários:
Postar um comentário